Blog

USP 232 e USP 233: Garantindo a Qualidade e a Segurança dos Produtos Farmacêuticos
SG Soluções Científicas | 04 de agosto de 2023

As normas USP 232 e USP 233 desempenham um papel crucial na indústria farmacêutica ao determinar e controlar impurezas elementares em produtos farmacêuticos. Aprovadas pela United States Pharmacopeia (USP), essas normas estabelecem diretrizes rigorosas para garantir a qualidade, a segurança e a eficácia dos medicamentos disponíveis no mercado.

A USP 232 abrange o controle de impurezas elementares como chumbo, arsênio, cádmio, mercúrio e outros metais pesados. Essas substâncias podem estar presentes nos ingredientes ativos e excipientes utilizados na fabricação de medicamentos, bem como em materiais de embalagem. A determinação dessas impurezas é fundamental para evitar riscos à saúde dos pacientes, uma vez que muitos desses elementos podem ser tóxicos e causar danos graves em quantidades elevadas. Por sua vez, a USP 233 aborda o controle de impurezas elementares específicas em substâncias de drogas e produtos acabados. Ela define limites aceitáveis para a presença dessas impurezas e exige que os fabricantes realizem testes precisos para garantir que os produtos estejam em conformidade com os padrões estabelecidos. Para atingir limites impostos pelas normas citadas, A SG Soluções Científicas conta com parque de equipamentos que possibilitar a realização de análises em todos produtos farmacêuticos (embalagens, insumos e medicamentos)

Além disso, o cumprimento das normas USP 232 e USP 233 é um requisito regulatório em muitos países, incluindo os Estados Unidos e outros mercados internacionais importantes. A conformidade com essas diretrizes é uma demonstração de compromisso com a excelência e a responsabilidade na produção de medicamentos.

Em suma, as normas USP 232 e USP 233 são fundamentais para a garantia da qualidade e segurança dos produtos farmacêuticos. Ao determinar e controlar impurezas elementares, essas normas protegem a saúde dos pacientes, fortalecem a credibilidade da indústria farmacêutica e promovem a oferta de tratamentos eficazes e confiáveis para a população.

Onde eu posso realizar estes ensaios?

A SG Soluções Científicas possui um parque de equipamentos e equipe com capacidade para realizar os ensaios das USP 232 e USP 233. Além disso, a nossa equipe está capacitada para desenvolver metodologias, implantar e realizar análises químicas de acordo com outras normas nacionais ou internacionais relacionadas com a segurança de fármacos.


Para mais informações entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail: contato@sgcientifica.com.br ou pelo telefone: (16) 98163-3699


Siga a nossa empresa nas redes sociais para obter mais conteúdos técnicos e científicos sobre temas relacionados à química analítica e quimiometria de interesse das indústrias e laboratórios de prestação de serviços.

Últimas postagens

Nossas Categorias