Blog

SG Soluções Científicas | 04 de agosto de 2023

Foi lançado recentemente pela Editora Ibero-Americana de Educação o e-book Laser-induced breakdown spectroscopy (LIBS): applications and calibration strategies, organizado pelo professor Edenir Rodrigues Pereira Filho, do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A obra é fruto de pesquisa financiada pela FAPESP.

A LIBS é um tipo de espectroscopia de emissão atômica que usa um pulso de laser altamente energético como fonte de excitação. O laser é focado para formar um plasma, que atomiza e excita as amostras. Em princípio, a espectroscopia de ruptura induzida por laser pode analisar qualquer matéria independentemente de seu estado físico, seja sólido, líquido ou gasoso.

No livro digital, Pereira Filho apresenta coletânea de textos com aplicações e desenvolvimentos propostos por dois grupos de pesquisa: Grupo de Análise Instrumental Aplicada e Grupo de Abordagens Analíticas Alternativas da UFSCar. O objetivo é apresentar a ideia principal por trás de cada aplicação ou desenvolvimento.

A pesquisa da UFSCar utilizou várias estratégias de calibração univariada e multivariada que foram testadas em amostras de alimentos, resíduos eletrônicos e cana-de-açúcar.

O texto possui várias ilustrações sobre aplicações e perspectivas futuras, além de mais de 120 referências. O texto foi escrito em português e em inglês com a ajuda de 14 autores. O conteúdo pode ser baixado gratuitamente pelo site da Editora Ibero-Americana de Educação. 

Últimas postagens

Nossas Categorias